segunda-feira, 15 de março de 2021

Mercado de emprego

    Este texto é dedicado principalmente àqueles que vão fazer estágio para, depois, começarem a exercer uma profissão. Desde já, bom trabalho e  boa sorte!

       O mercado de trabalho funciona como todos  os outros mercados. Assim, temos, por um lado, a  oferta de trabalho, de quem se propõe a trabalhar de acordo com as suas competências, logo procura emprego; por outro lado,  a procura de trabalho pelo empregador, que quer ter a seu lado os mais competentes para o desenvolvimento do seu negócio, logo oferece emprego. O preço, neste caso é o salário, que se determina pelo jogo da oferta e da procura. 

    Por exemplo, o empregador necessita de uma pessoa muito qualificada, mas existem poucos com essas qualificações no mercado, pelo que terá de estar disposto a oferecer um salário melhor. Isto traduz-se numa procura superior à oferta, que faz aumentar o valor do salário, logo, as pessoas com qualificações mais avançadas podem esperar conseguir um melhor salário e ter maior facilidade em encontrar emprego.

    Se pensarmos numa profissão na qual existem muitas pessoas qualificadas que a podem exercer, normalmente o salário desce e essas pessoas têm mais dificuldade em encontrar emprego.

    É evidente que a dificuldade de encontrar trabalho, numa altura de crise económica, é mais difícil, porque, como a procura normalmente diminui, leva os empregadores muitas vezes não a contratar, mas sim a despedir alguns dos seus funcionários.

    Como é que isto acontece? O empresário, quando confrontado com uma redução de procura, primeiro baixa o preço, procurando dessa forma escoar o excesso de stock; sendo a redução consistente, numa segunda fase, reduz a produção. No entanto, a manutenção da mesma situação leva-o a optar pela dispensa da pessoa, pois então coloca-se a dificuldade em pagar salários que as vendas não justificam.

    A primeira forma de combater o desemprego passa pelas nossas competências: quanto mais obtivermos competências formais, através do sistema de ensino formal, e informais, em cursos de formação profissional, maiores serão as possibilidades  de encontrar emprego.

    A seguir vem a procura ativa de trabalho, que começa pela elaboração do curriculum vitae, que deve ser esclarecedor das verdadeiras competências e daquilo que se oferece em termos de trabalho. Depois, a carta de proposição, que deve ser sempre dedicada àquele emprego e não uma geral para todos. Depois, deve aguardar e preparar a entrevista, de forma a causar uma boa primeira impressão, fundamental para conseguir ficar com o lugar.

    Depois de empregado, o estudo e a atualização não acabou, porque o mundo e as tecnologias estão sempre a mudar. Começa em nós, naquilo que aprendemos e nas competências que vamos adquirindo, continua em nós as respostas adequadas que damos na situação de mercado de trabalho.

Sem comentários:

Enviar um comentário