quarta-feira, 10 de março de 2021

UM ALERTA IMPORTANTE

     Hoje os mais importantes líderes Europeus deram um sinal de alerta importante sobre o futuro da Democracia Europeia. Note-se que, na Europa, já existem situações de coligações de poder de que fazem parte partidos que não defendem a democracia.

    Mas porquê defender a Democracia?

    A Democracia é o único sistema político em que o poder reside no povo, que, ao votar, escolhe os líderes políticos que quer que governem o país. Mais do que isso: garante a liberdade de expressão, podendo cada um de nós defender as nossas ideias e os nossos valores e expressá-los livremente.

    Muitos acreditam que os regimes políticos são cíclicos, no entanto a Europa conseguiu, desde 1957, consolidar democracias e criar uma situação de estabilidade dessas democracias.

    Por que razão se põe agora esse problema?

    A resposta é, infelizmente, fácil: porque a crise pandémica criou uma crise económica como já não conhecíamos há muitos anos. E nasceu a revolta:  muitas pessoas estão na rua a pôr em causa o confinamento e as suas medidas, bem como o uso de máscara. As razões deste protesto residem  no facto de essas pessoas não trabalharem, verem os seus rendimentos baixarem e até mesmo deixarem de os ter. É notório um aumento significativo da pobreza. Tudo isto, na visão de um professor de Economia, é normal que aconteça assim, no entanto é inaceitável que o Estado não tenha os meios necessários para minimizar o problema. É sabido que pessoas com vidas bem estruturadas perderam empregos e até os seus bens, incluindo a casa. O cenário é dantesco.

    O que é que isto tem a ver com a Democracia? Tudo. Sabemos hoje que as tecnologias de informação nos permitem, através das várias redes sociais, fazer discursos fáceis que fundamentam a sua opinião, poucas vezes baseada em estudos ou em dados verdadeiros, criando aquilo a que se chama a onda populista. O populismo quer respostas simples e eficazes, tantas vezes sem fundamentação ou execução. Quando esse populismo se torna em partido político, este pode ir a eleições, eleger deputados e até integrar governos.

    Os perigos da democracia são estes: a situação de pobreza para a qual foram atiradas as pessoas que tinham a vida estruturada, em conjunto com aqueles que que já viviam na pobreza podem ajudar a criação de movimentos de cidadãos e partidos políticos que põem em causa a democracia. Urge, por isso, conter a pandemia, reagir de forma enérgica à crise económica e afastar esse manto perigoso que ameaça a Democracia.


                            https://cdn.pixabay.com/photo/2013/12/12/16/44/starving-children-waiting-227319_960_720.jpg

Sem comentários:

Enviar um comentário